Notícias   Eventos   Calendário   Clubes   Jogadores   Partidas   Ligações   Sobre nós   RSS   en castellano in English
2014-10-24, 12:57
Notícias
Portugueses e Angolanos competem em Maiorca08-Mai-2014
No Open Internacional de Llucmajor em Maiorca, Espanha, participam vários jogadores lusófonos. Nos portugueses o Grande Mestre Luís Galego como também Paulo Felizes, Paulo Ferreira e Vitor Morais enquanto os angolanos presentes são: Pedro Aderito, Eduardo Pascoal, José Cambando, João Manuel dos Santos, José Flora, Luís Domingos e Emanuel Caleia.
O Open decorre entre os dias 10 a 18 de Maio na ilha de Maiorca e conta com 50 mestres presentes entre eles Júlio Granda do top 100 mundial e Simen Agdstein que de seguida irá jogar o torneio de elite na Noruega com Magnus Carlsen e companhia.
Antes do Open haver ainda um torneio de rápidas mais informação no site do evento (link em baixo)

por xadrez64.com

 Ligação: http://www.openllucmajor.com/
III Municipal de Xadrez de Estarreja - Um grande Sucesso 06-Mai-2014
Na tarde do passado sábado (3 de maio) realizou-se no Pavilhão Multiusos, situado no Parque Municipal do Antuã - Estarreja, a terceira edição do «Torneio Municipal de Xadrez de Estarreja». Na edição deste ano além da participação dos alunos das escolas e clubes de Estarreja, o Torneio também foi aberto à comunidade escolar e xadrezistica (federado). Esta iniciativa, que surge de uma parceria entre a Câmara Municipal de Estarreja e a empresa Edubox SA, juntou cerca de duas centenas de alunos oriundos dos concelhos de Estarreja, Aveiro, Ílhavo, Ovar, São João da Madeira, Vila Nova de Gaia e Matosinhos.

A organização do evento, dirigida pela Edubox e pela Câmara Municipal de Estarreja, contou com o notável apoio dos Agrupamentos de Escolas de Estarreja e de Pardilhó, do Centro Recreativo de Estarreja, dos Agrupamentos de Escolas de Cacia e de Eixo, dos Clubes de Xadrez do Colégio Português, do ATL da Coutada (Ílhavo), do Núcleo do Desporto Escolar – Xadrez do Agrupamento de Escolas da Gafanha da Encarnação, da Coordenação local do Desporto Escolar de Aveiro, da Associação Estamos Juntos (AEJ) de São João da Madeira e da Associação de Xadrez de Aveiro, na cedência de relógios e outros equipamentos de Xadrez.

O evento foi composto por dois torneios, um para Sub-12 anos com 163 inscritos e um para os Sub-18 anos com 34 inscritos. Estes jovens xadrezistas deram vida a este evento e puderam disfrutar de um ambiente de boa disposição, convívio e de uma tarde com bastante sol. Também os pais e encarregados de educação que acompanharam os jovens xadrezistas puderam usufruir de um momento privilegiado de contacto e partilha de emoções.

Uma tarde de sábado diferente
Esta foi a terceira edição do evento, sempre no pavilhão multiusos de Estarreja, onde estiveram presentes, entre alunos, pais e organização, mais de 400 pessoas. Os jogos foram disputados com um tempo máximo de 10 minutos para cada jogador e uma duração máxima de 20 minutos por jogo. Realizaram-se 6 sessões durante este torneio, totalizando perto de 600 jogos. No local dos jogos, estiveram colocadas mais de 110 mesas, 200 cadeiras, 100 tabuleiros, cerca de 3000 peças de xadrez e mais de 100 relógios.
Sem dúvida que esta foi uma tarde de sábado diferente para os pais e alunos dos estabelecimentos de ensino e clubes federados, tendo algumas pessoas contactado pela primeira vez com este tipo de torneio. As expectativas eram elevadas e o entusiasmo visível em todos os presentes. A CM de Estarreja não deixou de marcar presença neste evento, tendo estado presente o Presidente da Autarquia de Estarreja, Dr. Diamantino Sabina, e o Vereador da Educação, Dr. João Alegria. Também presentes estiveram os diretores dos Agrupamentos de Escolas de Estarreja, professor Jorge Ventura, e de Cacia, professor Manuel Alexandre Marques, bem como Fernando Pinho da Associação de Xadrez de Aveiro, que fizeram questão de se juntar às centenas de pessoas presentes.

No torneio Sub12 vitória de atleta de Gaia e nos Sub18 do CX do Colégio Português
Terminados os jogos e apurados os resultados, eis que chegou o momento ansiosamente aguardado por todos os jovens xadrezistas: a entrega de prémios. Estes foram entregues por Diamantino Sabina e João Alegria ( CM Estarreja), António Ferreira (CR Estarreja), Jorge Ventura (Agrupamento de Estarreja), Fernando Pinho (Associação de Xadrez de Aveiro), Albino Silva (AEJ), Sónia Semedo (ATL Coutada), João Carlos Soares (CX Colégio Português) e Luís Guiomar (Desporto Escolar). Foram entregues 132 medalhas, 58 troféus e sorteados 2 tablets entre todos os participantes. A organização ofereceu ainda a todos águas e chocolates.

No torneio de sub12 anos, nos dois primeiros lugares ficaram dois xadrezistas empatados com 6 pontos, fruto de 6 vitórias, ficando Luís Carvalho (Colégio de Gaia) em 1.º lugar da Geral por melhor desempate, e João Miguel Silva (CX do Colégio Português) em 2.º lugar. Seguiram-se, no «top 5» da Geral, Hugo Lobo (AEJ São João da Madeira), José Francisco Veiga (AX de Gaia) e Matias Leão (CX do Colégio Português), todos com 5 pontos. No Pódio feminino ficaram: Soraia Pereira, Inês Rocha e Beatriz Oliveira, todas do CX do Colégio Português.

Nos sub18 anos, ficaram 5 atletas do CX do Colégio Português no «top 5»: Daniel Bernardo, Rafael Ribeiro, João Diogo Soares e Rafael Saraiva, respetivamente. No pódio feminino da geral ficaram Bárbara Dolores e Inês Raimundo (ambas do CX do Colégio Português) e Rita Santos (Clube dos Galitos) completou o pódio feminino.

Na arbitragem, estiveram Vânia Coutinho, Arménio Dias, André Amorim, Alberto Ramos, Carla Cunha, Daniela Valente, Albino Silva, António Luís Ferreira, Dominic Cross, Luís Guiomar, Manuel Candal.

A organização do evento ficou a cargo de Dinis Furtado, José Ricardo Alves da Edubox e de Sofia Freire, Glória Matos, Lúcia e Joaquina ( CM Estarreja). Colaboraram ainda Liliana Silva, José Inácio Vieira, Frederico Teixeira (Edubox), Ana Vanessa e cinco jovens voluntárias através de um projeto de voluntariado da CM de Estarreja.

A organização reitera o agradecimento a todos quantos contribuíram para a realização deste torneio pela imprescindível colaboração e pelo fomento do desejo de repetição de um outro evento no próximo ano letivo.

Classificações Finais/Pódios:

Torneio sub12 anos
Geral: 1.º Luís Carvalho (sub10/Colégio de Gaia); 2.º João Miguel Silva (sub12/CX Colégio Português); 3.º Hugo Lobo (sub12/AEJ São João da Madeira); 4.º José Francisco Veiga (sub12/AX Gaia) e 5.º Matias Leão (sub12/CX Colégio Português).

Femininos: 1.ª Soraia Pereira (sub12/CX Colégio Português); 2.ª Inês Rocha (sub10/CX Colégio Português) e 3.ª Beatriz Oliveira (sub12/CX Colégio Português).

Sub12 Não Federado: 1.º Alexio Pshehorskyy (EB João Afonso); 2.º Luís Póvoa (Agrup. Escolas Gaf. Encarnação) e 3.º Gonçalo Carlos (Agrup. Escolas Gaf. Encarnação).

Sub12 Concelho de Estarreja: 1.º Francisco Afonso (CR Estarreja); 2.º Gonçalo Garcia (EB Padre Donaciano) e 3.º Gonçalo Sanches (EB 2,3 Egas Moniz).

Sub10 Federado: 1.º Inês Rocha (CX Colégio Português); 2.º Rodrigo Ribeiro (AEJ SJ da Madeira) e 3.º Rafael Inácio (ATL da Coutada).

Sub10 Não Federado: 1.º David Ramos (EB Sarrazola); 2.º Gonçalo Pinto (EB Sarrazola) e 3.º Linda España (Externato São Miguel-Ovar).

Sub10 Concelho de Estarreja: 1.º Bernardo Bastos (EB1 Mato); 2.º Paulo Correia (EB1 Mato) e 3.º Francisco Tavares (CR Estarreja).

Sub08 Federado: 1.º Gustavo Ribeiro (AEJ SJ da Madeira); 2.º Francisco Justino (ATL da Coutada) e 3.º Bernardo Oliveira (ATL da Coutada).

Sub08 Não Federado: 1.º João Barros (Externato São Miguel); 2.º Pedro Ferreira (Externato São Miguel) e 3.º Sara Rocha (EB Cacia).

Sub08 Concelho de Estarreja: 1.º Afonso Figueiredo (CR Estarreja).

Sorteio – Tablet: Francisco Tavares (CR Estarreja).

Torneio sub18 anos

Geral: 1.º Daniel Bernardo (sub18/CX Colégio Português); 2.º Rafael Ribeiro (sub16/CX Colégio Português); 3.º João Diogo Soares (sub14/CX Colégio Português); 4.º Rafael Saraiva (sub14/CX Colégio Português) e 5.º Henrique Paiva (sub14/CX Colégio Português).

Femininos: 1.ª Bárbara Dolores (sub14/CX Colégio Português); 2.ª Inês Raimundo (sub14/CX Colégio Português) e 3.ª Rita Santos (sub16/Clube dos Galitos).

Sub16 Federado: 1.º Rita Santos (Clube dos Galitos); 2.º Mariana Tavares (ATL da Coutada).

Sub14 Federado: 1.º Bárbara Dolores (CX Colégio Português); 2.º Inês Raimundo (CX Colégio Português) e 3.º Luís Tavares (ATL da Coutada).

Sub14 Não Federado: 1.º Orlando Silva (EB Rio Novo do Príncipe-Cacia); 2.º Pedro Silva (E Sec. De Estarreja) e 3.º Tiago Barbosa (EB Rio Novo do Príncipe-Cacia).

Sub14 Concelho de Estarreja: 1.º Tiago Silva (CR Estarreja); 2.º Luís Pinho (E Sec. de Estarreja) e 3.º Tiago Almeida (E Sec. de Estarreja).

Sorteio – Tablet: Orlando Silva (EB Rio Novo do Príncipe-Cacia).

Nos próximos dias serão divulgados mais fotos do evento no site do torneio.


por Dinis Furtado

 Ligação: https://www.facebook.com/events/738188699534517/?r...e=
 Informação sobre o evento / regulamento
 Resultados (chess-results.com)
 Pavilhão Multiusos (Parque Municipal do Antuã), Estarreja
Rescaldo Torneio de Xadrez da ESAS15-Abr-2014


No passado dia 02 de Abril de 2014 decorreu em Braga, nas instalações da Escola Secundária Alberto Sampaio, entre as 14h30 e as 18h30, a 2ª edição do torneio de xadrez da ESAS. Este evento serviu de arranque para o 1º Circuito de Xadrez de Braga, sob tutela do Clube de Xadrez de Braga.

O Torneio foi organizado pelo Departamento de Matemática da ESAS e Clube de Xadrez de Braga, nas pessoas Maria do Carmo Fernandes e David Fernandes respectivamente e teve como parceiros desta primeira prova do Circuito de Xadrez o Município de Braga, IPDJ, Associação de Xadrez do Distrito de Braga, Desporto Escolar, Federação Portuguesa de Xadrez, Bloomidea, Cinemas Cinemax, Creative Lemons, Rolsaco, Lavandaria Online, Trench, Escola de Matemática, Bracril, Correio do Minho, Xadrez64, TV Minho, Diário do Minho e Braga Cool.

O evento com um total de 7 rondas a um ritmo de jogo de 10 minutos KO foi de participação gratuita e livre a todos os escalões e sexos. Contou com a presença de 49 atletas, com idades dos “8 aos 80”, sendo provenientes de clubes e escolas básicas e secundárias do distrito de Braga, Famalicão e Porto.

Este torneio teve mais uma vez o objectivo de afirmar a escola ESAS como agente dinamizador de atividades extra-curriculares benéficas ao bom desenvolvimento social dos alunos, bem como das suas capacidades cognitivas, promover a interacção entre escolas, promover uma maior socialização multi-cultural dos alunos e divulgar a prática do xadrez.

Sendo um evento particular valorizou-se o evento com a presença de pessoas profissionais na área do xadrez, com a gestão do torneio sob alçada do Clube de Xadrez de Braga. A prova teve a honra de ter como ilustre convidada para a cerimónia de entrega de prémios a Vereadora do Desporto do Município de Braga, Exma Sameiro Araújo que começou por entregar o prémio de melhor atleta feminina a Mariana Silva, por sinal aluna do 10º ano da ESAS. Os restantes prémios por escalões de Veterano, sub20, sub18, sub16, sub14, sub12 e sub10 foram entregues pela Profª Carmo Cunha ao Dr Álvaro Guimarães, Afonso Fernandes, Alexei Demiantchouk, Ivo Dias, Ana Inês Silva, Júlio Martins Silva e Rodrigo Cerqueira respectivamente. Já os 3 lugares mais apetecíveis recaíram para os atletas Ivo Dias, Sergey Demyanchuk e José Manuel Monteiro (1º, 2º e 3º lugares da geral respectivamente). A entrega de prémios deu-se por concluída após a entrega de um jogo de tabuleiro Trench® à Escola Secundária Alberto Sampaio para uso interno pelo facto deste evento fazer parte do Circuito de Xadrez de Braga.

No final os participantes foram unânimes em considerar uma tarde bem passada e muito frutuosa para o desenvolvimento da motivação da prática do xadrez.


por David Fernandes

 Ligação: http://clubexadrez-braga.pt
 Informação sobre o evento / regulamento
 Resultados (chess-results.com)
 Escola Secundária de Alberto Sampaio, Rua Álvaro Carneiro, Braga
 Local do evento (Google Maps)
Regulamento do Open Queima das Fitas publicado03-Mar-2014
A organização do Open Queima das Fitas divulgou o site oficial do Open Internacional Queima das Fitas. Juntamente encontra-se disponível o regulamento e o cartaz do evento. O Torneio realiza-se em Coimbra entre os dias 24 a 27 de Abril. Podem consultar a pagina da prova no link em baixo.

por xadrez64.com

 Ligação: http://openqueima.xadrez64.com/
 Informação sobre o evento / regulamento
 Hotel D Luis Coimbra, Coimbra
Silvio Soares deixou-nos10-Fev-2014
Sílvio Soares, falecido no dia 9 de Fevereiro, destacou-se por um amante da modalidade durante mais de seis décadas. Foi reconhecido também o seu trabalho de dirigente, tanto na Associação de Xadrez de Setúbal, onde era actualmente presidente da Mesa da Assembleia Geral, como nos vários clubes que dirigiu, sobretudo no concelho de Seixal e pela organização de inúmeros torneios de xadrez. Na FPX ocupou o cargo de Presidente da Assembleia Geral durante a Presidência de Armando Lopes. Assumiu sempre uma postura honesta e humilde mas com uma grande dedicação ao xadrez. Uma das figuras maiores da modalidade que deixará saudades.

por xadrez64.com
XV Torneio de Natal da PIZZARTE - mais um grande sucesso30-Dez-2013
cartaz
A XV edição do torneio mais antigo da cidade de Aveiro – «Torneio de Natal da PIZZARTE» – decorreu no passado dia 27 de dezembro nas instalações desta prestigiada pizzaria aveirense. A atleta Rita Santos, do escalão de sub16 anos e representante do Clube dos Galitos, sagrou-se, pela primeira vez, vencedora desta competição anual.

A organização do torneio esteve a cargo do Clube de Xadrez do Colégio Português, que contou com o apoio do Clube de Xadrez do ATL da Coutada e do Diário de Aveiro, tendo sido patrocinado pela PIZZARTE. A arbitragem esteve a cargo de Vânia Coutinho, Daniel Bernardo e João Carlos Soares, enquanto que na direção estiveram Dinis Furtado e José Ribeiro.

À semelhança dos anos anteriores, este foi mais um encontro de grande sucesso e convívio. Estiveram presentes 50 jovens xadrezistas (lotação máxima do espaço disponível) em representação de vários clubes do distrito de Aveiro: Clube de Xadrez do Colégio Português, Clube de Xadrez do ATL da Coutada, Colégio D. José I, AEJ de São João da Madeira e Clube dos Galitos.

Após cinco jornadas, encontrou-se o vencedor: Rita Santos dominou a prova, conseguindo o pleno de vitórias. Tiago Santos, do Colégio Português, foi a grande surpresa do encontro, terminando em 2.º lugar (no ranking inicial, ocupava a décima quinta posição). A completar o pódio (Top 5), ficaram João Diogo Soares, João Miguel Silva e Gonçalo Martins (todos do Colégio Português).

Depois de apurados os resultados, procedeu-se à entrega de prémios a todos os participantes (troféus e medalhas) e a PIZZARTE distribuiu o tradicional lanche, que fez as delícias dos jovens. O Clube de Xadrez do ATL da Coutada, vestindo-se de verde intenso, aproveitou ainda a ocasião para apresentar o seu novo equipamento, oferta da Edubox.

A entrega de prémios contou com a presença dos responsáveis pela organização: José Ribeiro (Colégio Português), Sónia Semedo (ATL da Coutada) e Márcio (PIZZARTE), que aproveitaram a oportunidade para realçar a importância desta atividade, bem como para reforçar a relevância de se organizarem este tipo de encontros para os jovens atletas que se encontram em constante formação.

Feito o balanço do encontro, pode dizer-se que foi uma tarde de xadrez muito bem passada, tendo-se proporcionado um agradável momento de convívio entre atletas. É, ainda, de salientar a forte presença de encarregados de educação a apoiar os seus educandos.

Pódio:
1.º Rita Santos (sub16 anos), 5 pontos; 2.º Tiago Santos (sub14); 3.º João Soares (sub14); 4.º João Miguel Silva (sub12) e 5.º Gonçalo Martins (sub14), todos com 4 pontos, em 50 participantes.

Outros Prémios:
Prémio PIZZARTE (Melhor Estreante): Bernardo Teixeira (sub8/ATL Coutada).

Feminino: 1.ª Inês Raimundo (sub14/Colégio Português), 2.ª Bárbara Dolores (sub14/Colégio Português) e 3.ª Beatriz Oliveira (sub12/Colégio Português).

Sub8: 1.º Leonardo Seixas (ATL Coutada), 2.º Marta Martins (ATL Coutada) e 3.º Martim Cardoso (ATL Coutada).

Sub10: 1.º Rodrigo Ribeiro (AEJ São João da Madeira), 2.º Mariana Santana (ATL Coutada) e 3.º Inês Rocha (Colégio Português).

Sub12: 1.º Hugo Lobo (AEJ São João da Madeira), 2.º Alexandre Cunha (Colégio Português) e 3.º Diogo Camacho (Colégio Português).

por Dinis Furtado

 Ligação: http://www.colegioportugues.edu.pt/xadrez/
 Informação sobre o evento / regulamento
 Resultados (chess-results.com)
 PIZZARTE, Rua Engenheiro Von Haff 27, Aveiro
 Local do evento (Google Maps)
Torneio Solidário de Xadrez Colégio De São Caetano19-Dez-2013
cartaz
Estão quase a encerrar as inscrições para o Torneio Solidário de Xadrez que decorrerá no Colégio de São Caetano em Maximinos, Braga - no dia 21 de Dezembro de 2013, numa iniciativa conjunta da Escola de Matemática e do Clube de Xadrez de Braga promovida com o apoio da Câmara Municipal de Braga, a União de freguesias de Maximinos Sé e Cividade e a Associação de Xadrez do Distrito de Braga.

O torneio Solidário de Xadrez contará com os melhores jogadores de xadrez da actualidade, bem como de muitos outros que experimentarão pela primeira vez a modalidade. Sendo este um evento recreativo e solidário o mais importante é participar pois no fundo todos saem a ganhar.

Contribuindo para a divulgação do trabalho diário que se realiza no Colégio São Caetano este evento tem por objetivo promover o xadrez e a partilha de conhecimento entre os presentes, sejam eles xadrezistas ou mesmo admiradores de jogos de tabuleiro. O Torneio Solidário de Xadrez, além da aposta da organização em procurar elevar a qualidade do evento, apostará em fatores de inovação e na realização de atividades complementares e exposições temáticas, tais como a demonstração do jogo de tabuleiro Trench, uma criação Portuguesa.

As pessoas interessadas em participar poderão efetuar a sua inscrição enviando um email para o endereço cxbraga(at)gmail.com com o nome, data nascimento e clube (caso tenham). No website do Clube de Xadrez de Braga estão igualmente disponíveis mais informações sobre o evento.

São esperadas mais de 120 pessoas a participar, cada uma irá contribuir com um ou mais bens alimentares e/ou de higiene pessoal que reverterão para o Colégio São Caetano.

O Torneio Solidário de Xadrez tem o apoio do Theatro Circo, Wise Games, Trench, Primavera, Recheio, Vip Tour, Maria Bolacha, Decko, Viva, Sport Zone, Minha Casa, Cinemax, Lacatoni, A Minhota, Remar, Bracril, Rolsaco sendo media partners o Xadrez64, TV do Minho, Braga Cool, Desporto Escolar, Portais de Portugal, Zebra, Diário do Minho, Correio do Minho, Antena Minho, Rádio Sim, RUM.

por David Fernandes

 Ligação: http://clubexadrez-braga.pt
 Informação sobre o evento / regulamento
 Resultados (chess-results.com)
 Colégio de São Caetano, Largo Madre de Deus, Braga
 Local do evento (Google Maps)
 Local do evento (Via Michelin)
Anunciada 5º edição Antonio Mamede Diogo26-Nov-2013
A Taça António Mamede Diogo foi instituída pela Associação de Xadrez de Leiria, com a intenção de honrar e perpetuar a memória do Diogo. Depois de 4 edições repletas de sucesso, esperamos a presença de todos os que tiveram o privilégio de conhecer, conviver e partilhar xadrez com o António Mamede Diogo.
A quinta edição, organizada conjuntamente pela Associação de Xadrez de Leiria e pela Academia de Xadrez do Bombarral, realiza-se no dia 1 Dezembro de 2013, Domingo, na sede da Academia de Xadrez do Bombarral/CCMB, na vila do Bombarral.
O torneio é aberto à participação de todos os jogadores interessados (federados ou não) que nele se inscrevam. A inscrição é gratuita e deve ser efetuada para o AI Carlos de Oliveira Dias, via e-mail codias@portugalmail.com ou pelo telemóvel 962491479 até ao dia 1 de dezembro. Aceita-se inscrições, de ultima hora, no local da prova até 15 minutos antes do início do torneio.

por xadrez64.com

 Ligação: http://xadrez64.com/evento/1484
XXVII Xogos Galaico Durienses19-Nov-2013
Vila Nova de Cerveira,entre terça-feira, 19-11-2013 e quarta-feira, 20-11-2013

O concelho galego de Tomiño e o português de Vila Nova da Cerveira acolhem nos próximos dias 19 e 20 de novembro os XXVII Xogos Galaico-Durienses. A competição envolve 200 desportistas das seis universidades públicas da euro-região - Santiago de Compostela, Trás-os-Montes e Alto Douro, Vigo, Minho, Porto e Coruña. Cada delegação universitária é formada por 33 atletas e técnicos nas modalidades de basquetebol, futebol de salão e xadrez.

por David Fernandes

 Informação sobre o evento / regulamento
Clube de Xadrez de Braga comemorou 1º ano de existência11-Nov-2013
Fez este sábado, 09 de novembro de 2013, um ano que se jogou a primeira peça no tabuleiro do Xadrez bracarense com a criação do CXB – CLUBE DE XADREZ DE BRAGA.

No âmbito das comemorações do seu 1º Aniversário, realizou-se um Torneio Aberto de Rápidas entre as 15h00 e as 18h00 horas na Praça de Alimentação do Braga Shopping, com a participação de quase meia centena de participantes dos “8 aos 80”, muitos deles campeões nacionais da modalidade nos seus escalões. No final das 7 rondas o pódio da classificação Geral ficou assim atribuído: 1º Carlos Novais [CXB], 2º MN Paulo Pinho [Amigos de Urgezes], 3º Álvaro Guimarães [CXB]. Foram também destacados os primeiros lugares por escalão, desde o Sub 08 ao Sub 20 e melhor Feminina.

O dia do 1º aniversário do CXB só se deu por terminado com uma Festa Privada na sua sala de jogos junto aos Cinemas Cinemax.

por David Fernandes

 Ligação: http://clubexadrez-braga.pt
 Informação sobre o evento / regulamento
 Resultados (chess-results.com)
 Bragashopping, Av. Central 33 , Braga
 Local do evento (Google Maps)
 Local do evento (Via Michelin)
III Estágio de Xadrez na Benedita07-Nov-2013
Realiza-se nos próximos dias 20 e 21 de dezembro nas instalações da Associação Peão Cavalgante (R. Dr. Francisco Sá Carneiro, nº 03 - Loja 4D - Benedita) um estágio coordenado pelo Mestre Internacional António Frois. Os treinadores são o próprio MI António Frois (FIDE Trainer) e José Cavadas (treinador Federação Portuguesa Xadrez de Grau2).
O estágio é para todas as idades!
Caso haja número de interessados que justifique fazer um 3º dia de estágio ou um 5º período no dia 22 de dezembro. Assim faremos. Por isso inscrevam-se!
Os interessados deverão indicar os períodos em que se inscrevem. Caso haja interessados em só participar até 2 horas de um período - o preço é de 10€ (para jogadores do Peão Cavalgante) ou 15€ (Jogadores de outros clubes).
Jogadores Filiados na Associação Peão Cavalgante

* 1 Periodo 15 €
* 2 Periodos 20 €
*3 Periodos 35 €
* 4 Periodos 40 €

Outros jogadores

* 1 Periodo 20 €
* 2 Periodos 30 €
*3 Periodos 40 €
* 4 Periodos 50 €

Nota: Este estágio é para todos os escalões etários.
ORGANIZAÇÃO: ASSOCIAÇÃO PEÃO CAVALGANTE (Clube Formador FPX Grau2)
Fazer a tranferencia bancária até ao dia 18 de Dezembro para o
NIB : 0007 0000 0006 2953 5832 3 - Associação Peão Cavalgante
Telemóvel: 96 55 05 6 55 (José Cavadas);
peaocavalgante@gmail.com

Enviar o comprovativo para o mail indicado.
Horários:

20 dezembro
1º PERIODO 14,00 ÀS 17 HORAS
2º PERIODO 17,30 ÀS 20,30 HORAS

21 dezembro
3ºPERIODO 9,30 ÀS 12,30 HORAS
4ºPERIODO 14,30 ÀS 17,30 HORAS
ADirecção da Associação Peão Cavalgante

por José Cavadas

 Ligação: http://axbenedita.blogspot.pt/2013/11/iii-estagio-...tm
Clube de Xadrez de Braga comemora 1 ano de existência07-Nov-2013
Faz este sábado, 09 de Novembro de 2013, um ano que se jogou a primeira peça no tabuleiro do Xadrez bracarense com a criação do CXB – CLUBE DE XADREZ DE BRAGA. Braga voltou a ficar representada ao mais alto nível da modalidade do Xadrez federado, sendo mesmo o único clube filiado na Federação Portuguesa de Xadrez, na época desportiva 2013/2014, que transportará a bandeira da cidade de Braga a todos os cantos do país.

Presidido por David Fernandes, o CXB tornou-se único clube a conquistar logo no seu 1º ano de existência a Taça de 1º lugar do Distrital de Equipas CXB, possibilitando-lhe acesso directo à 3ª Divisão Nacional na presente época desportiva, e sagrar-se também vice-campeão da Supertaça AXDB 2013.

No âmbito das comemorações do seu 1º Aniversário, está previsto a realização de um Torneio Aberto de Rápidas que se realizará entre as 15h00 e as 18h00 horas na Praça de Alimentação do Braga Shopping, seguido de uma Festa Privada na sua sala de jogos.

Nesta modalidade participam atletas de todos os sexos e idades, onde “vem ao de cima” a capacidade de concentração, a maturidade intelectual, o raciocínio matemático entre muitas outras qualidades que o xadrez proporciona a quem o pratica de forma regular.

por David Fernandes

 Ligação: http://clubexadrez-braga.pt
 Informação sobre o evento / regulamento
 Resultados (chess-results.com)
 Bragashopping, Av. Central 33 , Braga
 Local do evento (Google Maps)
 Local do evento (Via Michelin)
Campeão Nacional MI Rui Dâmaso no FIDE do Bombarral06-Nov-2013
MI Rui Dâmaso

MI Rui Dâmaso

O Campeão Nacional 2012/2013, o MI Rui Dâmaso vai estar presente no I Torneio de Xadrez FIDE do Oeste, que se realiza no Bombarral, nos dias 9-10-16-17 Novembro. Rui Dâmaso tem um Elo de 2402.

Podem consultar o regulamento da prova no link em baixo:

por José Cavadas

 Ligação: http://xadrez64.com/evento/1480
Faltam 5 dias para o mundial de xadrez03-Nov-2013
O match será disputado entre o actual Campeão do Mundo Vichy Anand e o desafiante GM Magnus Carlsen. A prova arranca no dia 7 de Novembro em Chennai na Índia, sendo jogado a melhor de 12 jogos e será declarado vencedor quem alcançar primeiro 6,5 pontos. Em caso de empate haverá desempate por semi-rápidas.

Anand jogará em casa, o actual campeão do mundo detém o titulo desde 2007 ao vencer Kramnik na cidade do México. O desafiante Magnus Carlsen é o número um do ranking mundial com os impressionantes 2870 de elo. Conquistando o direito a desafiar o campeão do mundo ao vencer o torneio de candidatos em Londres.

O match promete ser intenso e não existe claro favorito. Anand conta com a vantagem da maior experiência sobretudo em provas jogadas em sistema de match. Já Carlsen em contrapartida conta com a força da juventude e uma grande vontade de ganhar os jogos. Carlsen é considerado por muitos um génio e difícil de prever o seu jogo.

As casas de apostas atribuem algum favoritismo ao norueguês com os odd's em 1.29, 2/7 e ¼ e para Anand 3.5 5/2 e 11/4. Neste mês os olhos vão estar postos na Índia, podem acompanhar os jogos no link em baixo

por xadrez64.com

 Ligação: http://chennai2013.fide.com/
AX Gaia vence primeira prova da época03-Nov-2013
A equipa da AX Gaia venceu o primeiro troféu nacional da época, ao derrotar o clube TAP no encontro realizado na Escola Profissional de Gaia. Em quatro combativos confrontos, os quatro mestres internacionais que representavam a equipa da margem sul venceram três e empataram um.

AX Gaia   3½ : 0½  Clube TAP
12414Rúben Pereira 
1:0 
Vasco Diogo2276
22417Manuel Pena 
1:0 
Hugo Lima Santos2235
32332António Fróis 
½:½ 
Bruno Andrade2103
42397Roberto Paramos1:0Pedro Martins2017


por xadrez64.com

 Informação sobre o evento
 Resultados (chess-results.com)


Procurar notícias:        
1 2 3 ... 95 
 Resultados
Taça de Aveiro
sex 24 — quartos-fin.
Clube dos Galitos II
AEJ S. João da Madeira II
Leões do Monte
Clube dos Galitos I
Taça de Aveiro
sáb 25 — semi-final
AEJ S. João da Madeira I
NA Cucujães
Venda Nova SR   
   Carlos Carneiro
   Orfeh Bolhari
   José Duarte Santos

 Bloco-notas
  • 2014-10-24
    00:10: Torn. Museu da Carris (8-Nov): regulamento disponível
  • 2014-10-09
    11:30: Cucujães: regulamento disponível
  • 2014-09-20
    16:56: GXA Outono: regulamento disponível
  • 2014-08-18
    09:56: Figueira da Foz: 22 a 30-Nov: regulamento disponível

  • Calculadora de ELO
    Criar diagramas

    Nacional
    mais eventos...
    Internacional


    Top 10 nacional
     1. Luís Galego - 2465
     2. Rui Dâmaso - 2425
     3. Rúben Pereira - 2422
     4. Jorge Ferreira - 2422
     5. Paulo Dias - 2418
     6. Sérgio Rocha - 2387
     7. António Fernandes - 2373
     8. Luís Santos - 2352
     9. David Martins - 2341
     10. António Fróis - 2329
    top feminino / jovem / veteranos

    Problemas do dia

    Selo da semana
    clique em mim para me ver em ponto grande
    selos anteriores...